Saturday, August 22, 2009

O sétimo selo


Oláa.

Como estão?

Novidades?

Bem, para estes lados não há grande coisa para contar; tenho apenas estado embrenhada numa leitura cativante e ao mesmo tempo assustadora...

"O sétimo selo" é um livro de José Rodrigues dos Santos, autor do conhecido "Codex 632". Ainda não acabei de ler (falta pouco!), mas já consigo considerar o brilhantismo que rodeia toda a obra. Devorei 421 páginas e deixei-me embrenhar pelo tema que tanto me cativa: o aquecimento global.

Este é o assunto da actualidade que mais me preocupa, que mais me faz pensar; bem mais do que as guerras, o terrorismo ou a badalada Gripe A. Não é um tema passageiro, não é simples alarmismo; o nosso mundo sofre alterações perigosas de dia para dia e a maior parte de nós não faz ideia daquilo que está para vir.

Já tinha noção do problema, até porque costumo ver documentários e ler alguns artigos sobre o degelo e afins. O que não tinha bem em mente é a dimensão enorme do problema e do quanto ele abrange. Não se trata apenas do derreter dos glaciares e da subida do nível de água, nem sequer se trata apenas do efeito de estufa... Há tanta coisa misturada que me parece muito difícil que se venha a encontrar a solução adequada - pode servir para isto, mas não serve para aquilo.

Claro que sempre relacionei todos estes problemas com a emissão de gases para a atmosfera, o petrólio e bla bla bla, mas ainda não me tinha apercebido de como toda a situação junta se enrola numa bola de neve, imparável depois de começar a rebolar pela colina abaixo.

Sinceramente, acho que há muito boa gente que devia ler este livro. Falo inclusivé da minha irmã, que me acusa constantemente de ser alarmista, de bater com a cabeça nas paredes por causa de algo para o qual eventualmente se vai encontrar solução. Se vai ou não, não sei; apenas acho que cada um de nós deve ter consciência daquilo que se passa no planeta em que vivemos.

"Tomik, os cálculos actuais apontam para um aquecimento entre um e seis graus este século, provavelmente mais perto dos seis. Isto significa um Verão permanente por toda a parte, com grandes pedaços de terra invadidos pelo mar, os continentes quase reduzidos a ilhas, as regiões tropicais transformadas em desertos, secas cada vez mais graves, tempestados crescentemente violentas, incêndios florestais generalizados, erosão dos solos, alteração dos ciclos climáticos, destruição de colheitas e o alastrar de doenças tropicais. A malária, por exemplo, vai espalhar-se pela Europa, e o mesmo acontecerá com outras pragas até agora só conhecidas pelo Terceiro Mundo"
Em, "O sétimo selo", página 201

"Sem a Arábia Saudita não haveria energia suficiente para satisfazer as necessidades globais. A economia mundial entraria em produnda recessão e o caos espalhar-se-ia por toda a parte. Já viste o que qera o petrólio tornar-se tão caro que, em vez de custar oitenta dólares por barril, custasse setecentos dólares?"
"(...) imagina o que aconteceria se houvesse uma súbita ruptura do abastecimento energético. Numa situação dessas, todas as coisas a que nos habituámos, estes luxos que já damos como garantidos, evaporar-se-iam de um momento para o outro" (...) "Não podíamos deslocar-nos para o trabalho, o transporte de bens de um lado para o outro parava, as fábricas deixavam de receber matérias-primas, a produção ficava suspensa e a distribuição, a econimia paralisava, as empresas iam à falência em cascata, as pessoas ficavam sem meios de subsistência, parava o transporte de alimentos para os mercados, haveria quebra da ordem pública, tumultos, pilhagens, os países tornavam-se ingovernáveis, a fome espalhava-se por toda a parte e mergulhávamos no caos".

Em, "O sétimo selo", páginas 279 e 380

Dá que pensar, hãn?

E o pior é que apenas uma amostra...

See you «3

3 comments:

  1. É importante que se tenha consciência que neste ritmo se irá ultrapassar um limite a partir do qual já não se pode voltar atrás. Quem me dera que todos se dessem ao trabalho de ver o documentário do Al Gore ou o Home. O segundo está integralmente no youtube e não custa nada. Gostei muito.

    (E o senhor Rodrigues dos Santos vai ser meu professor para o semestre que vem. xD)*

    ReplyDelete
  2. Okay, um excerto da Nadia a falar e outro do homem'zinho que passava a vida a dizer "Inch ala" xD anyway, acho que te esqueceste de relacionar o segundo excerto (que fala do que aconteceria sem petróleo) com o primeiro, que fala das consequências de, em grande parte, do uso do petróleo.

    Well, é assustador ler o livro não é? Eu desde de Domingo passado que não leio o livro, até porque a ultima vez que o li foi no autocarro na vinda para cá. Também por aí na 400 x'D

    Opa, esse livro faz-nos sentir naquela que já não há volta a dar e que não podemos impedir tudo o que está para vir. O que é muito assustador, tu estás a ler e vês que é tanta coisa ao mesmo, isto que causa aquilo, e aquilo causa outra coisa, é mesmo muito assustador. E acho que toda a gente faria muito bem em ler o livro.

    Sabes uma coisa que eu acho? Eu acho o Tomás extremamente lento e de certa maneira burra, prefiro o meu Robert Langdon «3

    Mas sim, este livro acho que vai ficar um dos meus faves x'D

    Beijinhos «3

    ReplyDelete
  3. o livro parece ser mesmo muito bom.Ja estive para o ler mas depois disseram que era só palha e eu acabei por desistir, mas parece ser mesmo muito interessante. O pessoal que estuda, embora se lixe, literalmente para as consequencias, ainda vai sabendo mais ou menos o que se passa, mas a grande maioria da população, pessoas idosas e menos cultas não sabe sequer de metade, e isso faz com que existam grandes problemas de aderencia...este livro deveria realmente ser recomendado a muita gente.

    Este tema assusta-me, está-se a revelar quase impossivel deter esta bola de neve e quem vai sofrer somos nós :/

    ReplyDelete