Thursday, March 4, 2010

O Rapaz do Pijama às Riscas

Tal como vos disse, ontem à noite comecei a ler "O Rapaz do Pijama às Riscas". Li todas as 176 páginas até à hora do almoço de hoje porque, tal como previa, embrenhei-me profundamente no pequeno livro e na sua história simultaneamente doce e aterradora.

Esta obra fala sobre tempos de guerra, mas fala também sobre pontos de luz e esperança que mesmo nesses tempos é possível encontrar. É uma história de ignorância, mas também de inocência e, acima de tudo, amizade. Com um vocabulário acessível, que torna a leitura bastante corrente, rematado por algumas expressões deliciosas, nada nestas páginas pode cansar os olhos do leitor.

"O Rapaz do Pijama ás Riscas" é um livro que faz sorrir e, ao mesmo tempo, um livro que faz chorar. É uma leitura leve, mas também pesada, que aconselho a todos aqueles que não se importam de perder horas e horas a pensar, em troca de "testemunhar" uma das mais bonitas e sinceras amizades de sempre.

Eu tinha escrito uma Sinopse fofinha, mas depois reli a contracapa do livro e achei melhor não passar a tal sinopse para aqui. Isto porque a contracapa diz:

"Esta é uma história muito especial e muito difícil de descrever.
Embora fosse normal incluir aqui algumas pistas sobre o seu conteúdo, entendemos que neste caso isso iria prejudicar a experiência da leitura.

Pensamos, de facto, que é importante começar a ler esta obra sem saber do que ela trata e, para os mais curiosos, avançamos apenas isto:

quem ler este livro vai embarcar numa viagem com um rapaz de nove anos chamado Bruno; e, mais cedo ou mais tarde, vai chegar com Bruno a uma vedação...

Vedações como essa, existem um pouco por todo o mundo.
Oxalá o leitor nunca encontre uma igual".

De qualquer maneira posso dizer-vos que o livro foi adaptado ao cinema há relativamente pouco tempo; se quiserem ver o trailer é convosco mas, pessoalmente, acho que primeiro devem optar pela leitura. Pelo que me apercebi ao ver o trailer, o filme não consegue retratar tão bem a ignorância e a inocência que, aliás, é invocada no próprio título da obra. Já no livro, inocência e ignorância andam de mãos dadas até ao fim...


«3

2 comments:

  1. Agora fiquei com vontade de ler esse livro, mas coise, como já vi o filme não queria gastar dinheiro nele xDD
    Mas é dos meus filmes favoritos por ser uma historia de inocência, que toca em pontos muito fortes e marcantes.

    beijinhos <3

    ReplyDelete
  2. Eu só vi o filme e gostei mesmo muito. É muito triste mas a história é bonita e, tal como dizes, retrata muito bem a inocência das crianças.

    Fiquei com curiosidade em ler o livro já que costumo gostar sempre mais dos livros do que dos filmes x)

    ReplyDelete