Saturday, February 20, 2010

A ver...

Estava numa das habituais passeatas pelo Youtube quando me deparei com um vídeo que, com música de Placebo no fundo, reúne imagens de um filme do qual eu nunca tinha ouvido falar: Requiem for a dream (em português entitulado de "A vida não é um sonho").

Fiquei curiosa com as imagens, sobretudo devido à rapidez psicadélica e ao método de realização pouco convencional com que me deparei, por isso fui investigar mais sobre o filme. Pelo que me apercebi, é por muitos considerado um dos grandes filmes de sempre. "Perturbador", "brilhante", "arrebatador"... foram alguns dos adjectivos repetidos através de várias critícas que li e os seus respectivos comentários.

É um filme que partilha o título com o livro de Hubert Selbey Jr. no qual foi baseado e, pelo que me apercebi, nem estreou nos cinemas em Portugal (levando a que que muitos, tal como eu, nunca tenham ouvido falar dele).

Uma das critícas que mais me chamou a atenção, e que desde já aconselho a ler, está neste blog, onde o autor resume a história (não sem antes contar a sua primeira experiência de visualização do filme, espicaçando assim a minha curiosidade):

"Sara Goldfarb (Ellen Burstyn), uma idosa viúva que tem a oportunidade de aparecer no seu programa de T.V. favorito. Decidida a aparecer na sua melhor forma, entra numa rigorosa dieta de comprimidos, de forma a poder caber no seu vestido vermelho favorito, o mesmo que levou à festa de finalistas do liceu do seu filho Harry (Jared Leto). Harry, por sua vez, já cresceu e tem uma namorada lindíssima Marion (Jennifer Connelly) e um grande amigo Tyrone (Marlon Wayans). Todos estes têm um pequenos problemas com drogas e iniciam-se mesmo no tráfico, de forma a poderem cumprir os seus sonhos: Harry e Marion o de se casarem e abrirem uma loja de roupa e Tyrone o de se tornar num homem respeitável, tal como havia prometido à sua mãe já falecida. No entanto, os sonhos não parecem nada fáceis de realizar e a tentação do escape a esta realidade aumenta cada vez mais..."

Alguém por esses lados já viu? O que acharam?

Eu cá fiquei bem ansiosa por ver. Sinto que é um daqueles que me vai deixar horas e horas, talvez dias, a pensar nele... Enfim, quando vir digo-vos e tento expressar aqui a minha opinião ;)

Ah!, fica aqui o trailer, bem como o tal vídeo do tubas que despotelou toda esta pequena investigação:



2 comments:

  1. eu sou apaixonada por esse filme há seculos.. é o meu favorito. é daqueles filmes que é um pecado nunca ter estado no cinema cá. opá é brutal... é um grande filme e a participação do Jared Leto, valha me deus. TENS mesmo que ver. (está no livro dos 1001 movies para ver antes de morrer *o*)

    acho que foi através desse filme que o conheci. *pensa*

    ReplyDelete
  2. tens mesmo que o ver. é muito difícil de encontrar o DVD, pelo menos eu ando há séculos à caça dele - apesar de me ter rendido ao download para poder revê-lo vezes sem conta, gostava de ter o original - porque é de facto um filme muito bom.

    e vi-o por acaso. a minha best foi ao clube de vídeo e trouxe-o só por curiosidade e vimos... fiquei apaixonadérrima (não existe, mas vamos fingir que sim xD). é um filme muito cru e bastante realista.

    ReplyDelete